Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Skate na Serra: muitas pistas e pouca qualidade

Existe em muitos lugares crianças com habilidades extraordinárias  com skate, cada uma delas com um sonho de se torna um skatista profissional igual a mim, bom tenho 13 anos ando de skate também tenho esse sonho, mais não tem lugares apropriados onde eu moro pra poder andar de skate.
Agora eu me pergunto pra que tanta pista de skate em São Paulo, Rio de Janeiro e João Pessoa?
Bom aqui no Espírito Santo não é difícil encontrar uma pista de skate, mais quando você encontra uma, ela esta toda esburacada e fora da medida assim não dá né?
Por mim o Skate deveria ter em todo o Brasil, assim seria bem melhor!

Vaja essa reportagem a baixo falando a respeito:

Skate na Serra: muitas pistas e pouca qualidade

Fora do padrão. Skatistas dizem que não foram consultados quando os locais foram construídos



foto: Luísa Torre/A Gazeta
Buracos. A pista de skate do Parque da Cidade, inaugurada em dezembro, já tem problemas

O município da Serra é o que acumula o maior número de pistas de skate no Estado, são quase 20 no total. Mas a quantidade está longe de garantir a qualidade dos espaços de lazer para as comunidades.

Quem pratica o esporte tem motivos de sobra para reclamar. Os skatistas alegam tanto a falta de manutenção nas mais antigas quanto também a construção de pistas fora dos padrões.

O problema se estende também às pistas inauguradas recentemente, que segundo os skatistas, foram construídas sem que fosse procurada a opinião dos praticantes do esporte. Segundo o presidente da Associação Capixaba de Skatistas, Lauro Almeida, o Laurinho, as pista foram projetadas e construídas sem o conhecimento técnico de como deveria ser um pista de skate.

"A Serra tem quase 20 pistas. A maioria das praças e áreas de lazer inauguradas nos últimos anos tem uma pista, mas estão todas basicamente inutilizadas devido à forma de como foram construídas. Hoje, essas pistas são verdadeiros elefantes brancos, sem destinação. Foi dinheiro jogado fora", lamenta.

A opinião do presidente da associação é compartilhada pelos demais skatistas. O estudante Saint'Clayr Zambon de Abreu, 17 anos, critica a falta de padrão das pistas novas. "Acho que a prefeitura não se preocupou em perguntar a alguém que anda de skate como teria que fazer. O mesmo acontece também com os espaços destinados às pessoas que andam de patins e bike bmx", reclama.

O também estudante Ramon Martins, 21 anos, reclama da mini ramp de Nova Almeida. "A transição entre as rampas ficou totalmente fora da medida correta, e o tamanho da pista está inadequado".

A responsabilidade da reforma e da manutenção das pistas, assim como nas demais áreas públicas, como praças e quadras, é de responsabilidade da prefeitura.

Espaços antigos não recebem manutenção 
Os problemas com as pistas de skate da Serra não se limitam às novas rampas construídas. Segundo os skatistas da cidade, as pistas mais antigas também sofrem com problemas. Segundo o presidente da Associação Capixaba de Skatistas, Lauro Almeida, as principais pistas da cidade nunca passaram por manutenção e muitas apresentam enormes rachaduras e equipamentos enferrujados, o que pode colocar em risco os praticantes.

Barcelona, Serra Dourada II, Valparaíso, Novo Horizonte, Porto Canoa, Nova Almeida e Laranjeiras estão entre os bairros que possuem pistas e são os mais procurados pelos skatistas da cidade. Porém, os moradores dessas comunidades que praticam o esporte não estão satisfeitos.

Segundo o presidente da Associação de Moradores de Barcelona - onde existe uma das pista mais frequentadas da cidade -, Antônio Correa Perpetuo, a pista do bairro tem aproximadamente 10 anos e nunca passou por reforma. "A praça passou por reformas no ano passado, mas nada foi feito na pista", explica Antônio Correa.

Problemas na pista do Parque da Cidade
O estudante Petterson Azevedo Fehlberg, 18 anos, morador de Laranjeiras, aponta defeitos até mesmo na pista recém-inaugurada do Parque da Cidade. "A pista já esta com alguns buracos, algumas rampas foram mal construídas, o coping (borda da pista) é impossível de se deslizar porque está coberto de cimento e é muito pequeno", comenta o estudante, que anda de skate há quase seis anos. Na opinião dele, hoje a cidade não tem uma pista que ofereça condições de receber um campeonato de skate.

Manutenção será feita
Segundo a Secretaria de Obras da Serra (Seob), nas próximas semanas, funcionários vão retomar a manutenção nas praças da cidade, o que inclui reparos nas pistas de skate, assim como os demais espaços de lazer. Sobre as pistas recém-construídas, a Seob explica que, durante a execução, nenhum representante dos esportistas procurou a administração para recomendar as condições ideais das pistas e afirma que todos os espaços construídos seguem dimensões e características usadas em outros municípios.

As principais reclamações
Parque da Cidade. A pista foi inaugurada no final do ano passado e já esta com buracos. Segundo os skatistas, algumas rampas foram mal construídas, e o coping (borda da rampa) é impossível de se deslizar porque está coberto de cimento

Mini Ramp de Laranjeiras.
 A pista é uma das mais antigas da cidade e está precisando de manutenção

Mini Ramp de Valparaiso. Precisa de manutenção e de conserto na ondulação que existe no meio dela

Mini ramp de Nova Almeida. Inaugurada no final do ano junto com a orla do bairro, a distância entre as rampas ficou totalmente fora da medida correta, e o tamanho da pista também está inadequado

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário